Estudos epidemiológicos sugerem que a administração de glibenclamida está associada a um aumento do risco de mortalidade cardiovascular quando comparado ao tratamento com metformina ou glicazida - riscos observados em pacientes com doença coronariana diagnosticada. Também, a hipoglicemia ocorre com maior frequência em pacientes idosos que usam glibenclamida, sendo recomendadas doses conservadoras. É importante monitorar a adesão à dieta e ao exercício físico, além de medir regularmente os níveis de glicose.
Armazenamento
Este medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC) e protegido da luz. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original, fora do alcance das crianças.
Como usar
Tomar os comprimidos inteiros, sem mastigar, com líquido.
Posologia
Você deve tomar os comprimidos inteiros, sem mastigar, com quantidade suficiente de líquido, por via oral. A princípio, a dose de glibenclamida é determinada pelo nível de glicemia desejado. A dosagem de glibenclamida deve ser a menor dose eficaz possível. O tratamento com este medicamento deve ser iniciado e monitorado pelo médico. Você deve tomar a glibenclamida nos horários e doses prescritos pelo médico. Dose inicial usual: ½ a 1 comprimido de glibenclamida 5 mg uma vez ao dia. A dose diária pode ser aumentada gradativamente, com um acréscimo de, no máximo, ½ comprimido em intervalos de uma a duas semanas, e que este aumento seja guiado através do monitoramento da glicemia plasmática.