Levonorgestrel não deve ser utilizado como método anticoncepcional de rotina. Levonorgestrel tem taxas elevadas de hormônio, e seu uso repetido ainda não tem sua segurança estabelecida. Para uso rotineiro há outros métodos anticoncepcionais mais eficazes. Levonorgestrel não protege para risco de gravidez por relações sexuais sem proteção anticoncepcional que tenham ocorrido antes do período para o qual foi indicado e nem protege para relações sexuais desprotegidas que ocorram após seu uso. Após o uso de levonorgestrel deve-se usar outros métodos anticoncepcionais (por exemplo, o preservativo) até a próxima menstruação. Peça orientação ao seu médico. Levonorgestrel não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Antes de iniciar o tratamento é aconselhável fazer exame de laboratório para verificar se já existe gravidez. Este medicamento causa malformação ao bebê se usado durante a gravidez. Levonorgestrel não deve ser usado em casos de gravidez confirmada ou suspeita. Nestes casos ele não impede a evolução da gravidez. Se você estiver amamentando e tomar este medicamento, lembrar que o levonorgestrel passa para o leite humano. O uso durante a lactação é contraindicado nas primeiras seis semanas após o parto. Solicite orientação de seu médico. Se após o uso deste medicamento a menstruação atrasar mais de sete dias da data prevista, procure seu médico.
Armazenamento
Levonorgestrel deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC), protegido da luz e umidade. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como usar
Administrar por via oral o mais breve possível após relação sexual desprotegida, até 72 horas.
Posologia
O comprimido de levonorgestrel deve ser administrado por via oral o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas, pois ocorre diminuição da eficácia significativa quando há demora para tomar o comprimido. Quanto mais longe do momento do intercurso sexual desprotegido for a administração do medicamento, menor será sua eficácia. Se ocorrer vômito dentro de 4 horas após a ingestão do comprimido, deve-se repetir a dose. A segurança e eficácia de levonorgestrel somente são garantidas na administração por via oral. Levonorgestrel deve ser administrado no limite máximo de um comprimido de 1,5 mg ao dia e em dose única. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.