Ebastel® (ebastina) não deve ser administrado em caso de doença alérgica aguda que necessite de atenção urgente (por exemplo: anafilaxia), já que o efeito terapêutico aparece 1 a 3 horas após a administração. Como acontece com outros anti-histamínicos, deve-se ter cautela com o uso da ebastina por pacientes que apresentam baixa concentração de potássio no sangue, uma alteração no eletrocardiograma conhecida como síndrome do intervalo QT longo e por pacientes que estejam em tratamento com fármacos que causem alterações eletrocardiográficas, ou inibam a enzima hepática CYP3A4, tais como alguns antifúngicos (cetoconazol, por exemplo) e alguns antibióticos (como a eritromicina). Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres que estejam amamentando.
Armazenamento
Ebastel® (ebastina) deve ser mantido em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como usar
Administrar por via oral, conforme as doses recomendadas para cada faixa etária.
Posologia
As seguintes doses de Ebastel® (ebastina) solução oral são recomendadas: Crianças com idade entre 2 e 5 anos: 2,5 mL de solução oral (correspondentes a 2,5 mg de ebastina) administrados uma vez ao dia. Crianças com idade entre 6 a 11 anos: 5 mL de solução oral (correspondentes a 5 mg de ebastina) administrados uma vez ao dia. Adultos e crianças acima de 12 anos: 10 mL de solução oral (correspondentes a 10 mg de ebastina) administrados uma vez ao dia. A duração do tratamento depende do tipo, duração e curso dos sintomas.