Diacqua (espironolactona) atua como diurético (aumenta a eliminação de água através da urina) e como antihipertensivo (diminui a pressão arterial) por este mecanismo.
Controlado
NÃO
Termolabil
NÃO
Caracteristicas e Benefícios
.
Antes de usar
O uso de Diacqua (espironolactona) em mulheres grávidas requer a avaliação de seus benefícios bem como dos riscos que possam acarretar à mãe ou ao feto. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. É muito importante informar ao seu médico caso esteja usando outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com Diacqua (espironolactona).
Armazenamento
Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15ºC a 30°C). Proteger da umidade. Caso a utilização do produto requeira a formação de suspensão, o ideal é administrá-la logo após o preparo. Se isto não for possível, desde que preparada conforme orientado nesta bula, a suspensão deve ser armazenada em ambiente refrigerado (2°C a 8°C) por até, no máximo, 30 dias. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como usar
Deve ser administrado conforme orientação médica; costuma-se começar com 50 a 100 mg por dia.
Posologia
A dose diária pode ser administrada em doses fracionadas ou em dose única. Hipertensão Essencial: Dose usual de 50 a 100 mg por dia, que nos casos resistentes ou graves pode ser gradualmente aumentada, em intervalos de duas semanas, até 200 mg/dia. O tratamento deve ser mantido por no mínimo duas semanas para garantir uma resposta adequada do tratamento. A dose deverá ser ajustada conforme necessário. Doenças Acompanhadas por Edema: A dose diária pode ser administrada tanto em doses fracionadas como em dose única. Insuficiência Cardíaca Congestiva: Dose usual de 100 mg/dia. Em casos resistentes ou graves, a dosagem pode ser gradualmente aumentada podendo variar entre 25 mg e 200 mg diariamente. A dose habitual de manutenção deve ser determinada para cada paciente. Cirrose Hepática: Se a relação sódio urinário/potássio urinário (Na+ / K+) for maior que 1 (um), a dose usual é de 100 mg/dia. Se essa relação for menor do que 1 (um), a dose recomendada é de 200 mg/dia a 400 mg/dia. A dose de manutenção deve ser determinada para cada paciente. Síndrome Nefrótica: A dose usual em adultos é de 100mg/dia a 200mg/dia.