O maior risco da diarreia é a desidratação, pois, devido às constantes evacuações, o paciente perde quantidades significativas de líquidos e nutrientes importantes, como os sais minerais. Os sintomas de desidratação são: boca seca, olhos fundos, moleza, muita sonolência, pouca produção de urina, pele opaca, choro sem lágrimas e sede exagerada. Além de PEDIALYTE® Max, ofereça ao paciente pequenas quantidades de água, chá e sopas várias vezes ao longo do dia. Não deixe de comer. Tal medida, além de agravar o quadro de desidratação, suspende o fornecimento dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. Prefira ingerir arroz, caldos de carne magra, bananas, maçãs e torradas, pois estes alimentos dão mais consistência às fezes. Evite ingestão de álcool e de alimentos ricos em fibras como saladas e bagaço de frutas. Evite alimentos muito temperados ou com alto teor de gordura até que as fezes voltem ao normal. Aconselha-se evitar consumir leite e derivados, se houver intolerância à lactose.
Armazenamento
PEDIALYTE® Max deve ser conservado em temperatura ambiente (15-30ºC). Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Após aberto, válido por 24 horas. O que sobrar no frasco após este período deverá ser descartado. O frasco deve ser mantido tampado, podendo ser refrigerado, se desejado.
Como usar
Ingerir sem diluição, com frequência, dependendo do peso e aceitação.
Posologia
PEDIALYTE® Max, por ser um produto pronto para uso, deve ser ingerido pelo paciente sem a necessidade de diluição. Fase de Reidratação: Crianças até 20kg: oferecer com frequência ao paciente, permitindo que o volume e a velocidade de ingestão sejam determinados por sua aceitação. Recomenda-se 75 mL/kg de peso corporal, administrados em 4 a 6 horas. Crianças acima de 20 kg e adultos: a quantidade deve ser individualizada, conforme aceitação do produto. Fase de Manutenção: PEDIALYTE® Max deve ser oferecido várias vezes ao paciente durante o dia alternando com outros líquidos (leite, chás, água, sopa). O paciente também deve usar o produto a cada episódio de diarreia (evacuação líquida). Este medicamento deve ser administrado apenas por via oral, de preferência com colher ou copo, dependendo da idade do paciente. Em caso de vômito ou incapacidade de engolir, pode-se administrar este medicamento através de sonda nasogástrica, pelo período necessário até que seja possível retornar à administração habitual.