Durante o uso do medicamento alguns cuidados devem ser tomados como os descritos a seguir: Queda repentina da pressão: no começo do tratamento com BENICARANLO® deve-se ter atenção quanto ao risco de tontura. Mau funcionamento do coração: em geral, os medicamentos que contêm substâncias como o anlodipino, um dos componentes do BENICARANLO®, devem ser usados com cuidado por pessoas com mau funcionamento do coração (insuficiência cardíaca). Além disso, raramente, pessoas com outra alteração no coração (doença arterial coronariana obstrutiva grave) podem apresentar aumento de frequência, duração e/ou gravidade de angina ou infarto com o uso desse tipo de medicamento. Mau funcionamento dos rins: pessoas com mau funcionamento dos rins podem apresentar alterações na função renal quando tratadas com BENICARANLO®. Deficiência do fígado: BENICARANLO® deve ser usado com cuidado por pessoas com deficiência do fígado (insuficiência hepática) leve a moderada e não deve ser usado em pacientes com deficiência grave do fígado. Pacientes utilizando sequestradores de ácidos biliares: a dose de BENICARANLO® deve ser tomada preferencialmente 4 horas antes da dose do sequestrador de ácidos biliares. Pacientes utilizando anti-inflamatórios não esteroidais: o uso desses medicamentos junto com BENICARANLO® pode levar à piora da função dos rins. O efeito de BENICARANLO® pode ser reduzido pelo uso concomitante de anti-inflamatórios. Informe o seu médico se você faz uso de outros medicamentos para reduzir a pressão, lítio ou alisquireno. Pacientes utilizando esses medicamentos podem necessitar de um monitoramento terapêutico mais próximo. Anlodipino se mostrou passar para o leite materno em pequenas quantidades. O medicamento não deve ser usado durante a amamentação sem orientação médica. O uso deste medicamento no período da lactação depende da avaliação e acompanhamento do seu médico ou cirurgião-dentista. Uso criterioso no aleitamento ou na doação de leite humano.
Armazenamento
BENICARANLO® deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Os comprimidos de BENICARANLO® são redondos e revestidos por uma película branca (BENICARANLO® 20 mg/5 mg), creme (BENICARANLO® 40 mg/5 mg) ou vermelha amarronzada (BENICARANLO® 40 mg/ 10 mg). Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como usar
Deve ser engolido inteiro com água, uma vez ao dia.
Posologia
O comprimido deve ser engolido inteiro, com água potável, uma vez ao dia. Não é recomendada a administração de mais de um comprimido ao dia. Para pacientes que necessitam de redução adicional da pressão arterial, a dose pode ser aumentada em intervalos de duas semanas até a dose máxima de 40 mg/10 mg. Pessoas com doença nos rins: não é necessário ajustar a dose inicial. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Forma Farmaceutica
Comprimidos Revestidos
Fabricante
DAIICHI SANKYO BRASIL FARMACÊUTICA LTDA
Nome do produto
BENICARANLO
Apresentação
40 MG + 10 MG COM REV CT BL AL/AL X 30
Classe Terapêutica
ANTAGONISTAS DA ANGIOTENSINA II ASSOCIADOS A ANTAGONISTAS DO CÁLCIO