Deve-se monitorar os parâmetros de função hepática nos primeiros 3 meses; é importante verificar a eficácia do tratamento para dissolução de cálculos biliares a cada 6 meses. Se não for possível visualizar a vesícula biliar ou em casos de cálculos calcificados, o uso é desaconselhado. Também recomenda-se o uso de métodos contraceptivos não-hormonais em mulheres em uso para dissolução de cálculos.
Armazenamento
Armazenar em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegido da luz e da umidade. Manter fora do alcance das crianças e não usar medicamentos com prazo de validade vencido.
Como usar
Tomar conforme orientação médica, com posologia adaptada ao tratamento.
Posologia
Tome ácido ursodesoxicólico exatamente conforme a orientação de seu médico. A disponibilidade de apresentações de 50, 150 e 300 mg permite que se adote diferentes esquemas posológicos. Para uso prolongado, a posologia média é de 5 a 10 mg/kg/dia, com doses variando entre 300 e 600 mg, de preferência após as refeições e à noite. O tratamento deve ser de pelo menos 4 a 6 meses e, em alguns casos, após o desaparecimento dos cálculos, deve ser continuado por mais 3 a 4 meses. Nos casos de síndromes dispépticas, 300 mg/dia geralmente são suficientes, podendo aumentar a critério médico.