ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: As seguintes medidas higiênicas são recomendadas para combater as parasitoses: lavar bem as frutas e verduras; lavar bem os utensílios domésticos; manter os alimentos e depósitos de água cobertos; manter as mãos sempre limpas e as unhas cortadas, evitar levá-las a boca e lavá-las antes das refeições e após ir ao banheiro; utilizar água tratada, filtrada ou fervida e não beber água em recipientes impróprios; manter local adequado para depósito de fezes humanas ou de animais (fossas e latrinas), evacuar em local apropriado (vaso sanitário) e manter as instalações sanitárias limpas; não utilizar fezes humanas como adubo; não comer carne suína e/ou bovina crua ou mal cozida; não adquirir carne de procedência duvidosa; não andar descalço em locais possivelmente infectados. Atenção: Contém os corantes dióxido de titânio e corante amarelo de quinolina laca de alumínio que podem, eventualmente, causar reações alérgicas. Lactação: A nitazoxanida somente deve ser utilizada por mulheres que estejam amamentando se o médico avaliar que os benefícios justificam o risco potencial para o lactente (criança que está sendo amamentada). Gravidez: A nitazoxanida somente deve ser utilizada durante a gravidez se o médico avaliar que os benefícios justificam o risco potencial para o feto. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Armazenamento
Armazenar em temperatura ambiente (entre 15 ºC a 30 ºC). Proteger da umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características do medicamento: nitazoxanida 500 mg: comprimido revestido oblongo, amarelo, biconvexo e liso nas duas faces.
Como usar
Deve ser tomado com alimentos; consulta médica necessária para dosagem específica.
Posologia
A nitazoxanida deve ser administrada com alimentos, o que garante uma elevada absorção do medicamento. Posologia: Indicação - Gastroenterites virais causadas por rotavírus e norovírus - um comprimido (500 mg), duas vezes por dia (a cada 12 horas), 3 dias consecutivos. Indicação - Helmintíases, amebíase, giardíase, isosporíase, balantidíase, blastocistose - um comprimido (500 mg), duas vezes por dia (a cada 12 horas), 3 dias consecutivos. Indicação - Criptosporidíase em pacientes sem imunodepressão - um comprimido (500 mg), duas vezes por dia (a cada 12 horas), 3 dias consecutivos. Criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, se a contagem de CD4 for superior a 50 células/mm3 - um ou dois comprimidos (500 a 1000 mg), duas vezes por dia (a cada 12 horas), 14 dias consecutivos. Criptosporidíase em pacientes imunodeprimidos, se a contagem de CD4 for inferior a 50 células/mm3 - um ou dois comprimidos (500 a 1000 mg), duas vezes por dia (a cada 12 horas). Deve-se manter a medicação por, no mínimo, oito semanas ou até a resolução dos sintomas e negativação dos oocistos.