O emprego de MESACOL requer cautela em pacientes com insuficiência renal e hepática. Recomenda-se cuidadosa avaliação da função renal de todos os pacientes antes de iniciar o tratamento com MESACOL e periodicamente durante o tratamento, especialmente nos pacientes com história de doenças renais. O tratamento deve ser interrompido se houver evidência de insuficiência renal. Pacientes com doenças pulmonares, particularmente asma, devem ser cuidadosamente acompanhados durante o tratamento. Acompanhamento rigoroso também deve ser exercido em pacientes com história de reações adversas a medicamentos contendo sulfassalazina. Informe o médico se durante o tratamento com MESACOL ocorrerem hemorragias de causa incerta, manchas roxas na pele, anemia, febre ou laringite. É necessário cautela quando do uso do MESACOL por pacientes portadores de condições que predisponham a determinadas doenças do coração (miocardite ou pericardite). É necessário interromper o tratamento imediatamente com MESACOL caso ocorram sintomas como cólicas, dor abdominal aguda, diarreia com sangue, febre ocasional, dor de cabeça e inflamação da pele.
Armazenamento
Conservar em temperatura ambiente entre 15°C e 30°C. O supositório de MESACOL é homogêneo, de cor bege acinzentada. Por uma característica da mesalazina, o supositório pode apresentar um escurecimento, sem qualquer impacto na qualidade do produto. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como usar
Separe o supositório e introduza-o no ânus. Na fase aguda, use 2 a 4 supositórios por dia.
Posologia
Informações para abertura da embalagem: 1. Separe o supositório utilizando o picote. 2. Segure a aba superior com as duas mãos e puxe-a para baixo levemente até removê-la completamente. 3. Introduza o supositório no ânus pela ponta arredondada. Na fase aguda, recomendam-se 2 a 4 supositórios de 250 mg ao dia. Com a regressão dos sintomas, preconiza-se como dose de manutenção, dependendo da resposta de cada paciente, um supositório ao dia, em dias alternados ou mais espaçadamente. Este medicamento não deve ser partido. Os supositórios devem ser utilizados inteiros. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Forma Farmaceutica
Supositórios
Fabricante
TAKEDA PHARMA LTDA.
Nome do produto
MESACOL
Apresentação
250 MG SUP RET CT BERÇO X 15
Classe Terapêutica
PRODUTOS AMINOSALICILATOS PARA ALTERAÇÕES INTESTINAIS