Convulsões em crianças, incluindo aquelas com idade inferior a 1 ano, foram relatadas muito raramente durante a experiência de pós-comercialização com mebendazol. Mebendazol não foi extensivamente estudado em crianças com menos de 2 anos de idade, portanto, Mebendazol pode ser usado em crianças entre 1 – 2 anos de idade apenas se o benefício potencial justificar o risco potencial. Ocorreram relatos raros de distúrbios reversíveis da função hepática, hepatite e neutropenia, descritos em pacientes tratados com mebendazol empregando as doses usualmente recomendadas para determinadas condições. Os eventos relatados também incluem glomerulonefrites e agranulocitose, que foram observados com doses substancialmente superiores às recomendadas e com o tratamento por períodos prolongados. Resultados obtidos em um estudo de caso controle sugerem uma possível relação entre Síndrome de Stevens-Johnson/necrólise epidérmica tóxica e o uso concomitante de mebendazol e metronidazol.
Armazenamento
Conserve mebendazol em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC). Proteger da luz. Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Armazenar na embalagem original e fora do alcance das crianças.
Como usar
Administra-se 5 mL (1 colher de chá) 2x/dia por 3 dias para nematódeos; 10 mL (1 colher de sobremesa) 2x/dia por 3 dias para cestódeos.
Posologia
Posologia: Infestações por nematódeos: uma colher de chá (5 mL), 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos, independente do peso corpóreo e idade. Infestações por cestódeos: uma colher de sobremesa (10 mL), 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos. A posologia para crianças é uma colher de chá (5 mL), 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos. Mebendazol apresenta-se sob a forma suspensão sendo administrada por via oral. Não é necessário seguir uma dieta especial ou utilizar produtos que estimulem a evacuação. Agite bem a suspensão antes de usar. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.