O uso da terapia de reposição hormonal (TRH) ou LIVIAL® possui alguns riscos que precisam ser considerados quando for decidir iniciar ou manter seu uso. A experiência em tratar mulheres com menopausa prematura (devido à deficiência ou cirurgia ovariana) é limitada. Caso você tenha menopausa prematura, os riscos de utilizar a TRH ou LIVIAL® podem ser diferentes. Por favor converse com seu médico. Antes de iniciar (ou reiniciar) a TRH ou a terapia com LIVIAL® o seu médico irá perguntar sobre seu histórico médico, bem como de sua família. Seu médico pode decidir realizar um exame físico o qual pode incluir examinar suas mamas e/ou um exame interno, se necessário. Enquanto estiver em tratamento com LIVIAL®, você deverá fazer avaliações clínicas periódicas com seu médico (pelo menos uma vez ao ano). Nessas avaliações, discuta com seu médico os benefícios e riscos de continuar com LIVIAL®. Realize o exame periódico das mamas, conforme recomendado pelo seu médico.
Armazenamento
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como usar
Tomar 1 comprimido ao dia, preferencialmente à mesma hora.
Posologia
LIVIAL® é para uso oral. Dose: tomar 1 comprimido ao dia, com um pouco de água ou outro líquido, e, preferivelmente sempre à mesma hora do dia. As cartelas de LIVIAL® são marcadas com os dias da semana. Inicie tomando o comprimido marcado com o dia certo da semana. Por exemplo, se for segunda-feira, tome o comprimido marcado “SEG” na parte superior da cartela. Siga os dias da semana até que a cartela esteja vazia. Comece a próxima cartela no dia seguinte. Não interrompa o tratamento entre as cartelas ou entre as embalagens. LIVIAL® não deve ser tomado antes que tenham passado 12 meses desde sua última menstruação natural. Se LIVIAL® for tomado antes desse prazo, a possibilidade de você apresentar sangramentos vaginais irregulares pode ser aumentada. Seu médico tentará prescrever a menor dose possível para tratar os seus sintomas e pelo menor tempo necessário. Se você tiver a impressão de que o efeito de LIVIAL® é muito forte ou muito fraco, converse com o seu médico.