A latanoprosta é um colírio e há formas corretas de aplicá-lo, leia atentamente a pergunta número 6 antes de usar. Após o uso de colírios, a visão pode ficar embaçada por alguns minutos. Caso isso ocorra, espere até que esse efeito passe antes de dirigir ou operar máquinas. O médico precisa avaliar se as medicações reagem entre si alterando sua ação, ou da outra; isso se chama interação medicamentosa. Medicamentos usados ao mesmo tempo podem interferir um na ação do outro. Apenas o profissional de saúde pode avaliar se isso pode acontecer e o que fazer nessa situação. Estudos de interação só foram realizados em adultos. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Armazenamento
A latanoprosta solução oftálmica, até a abertura do frasco, deve ser armazenada geladeira (entre 2°C e 8°C), protegido da luz. Após a abertura do frasco, latanoprosta pode ser conservado em temperatura ambiente (até 25°C). Após aberto, válido por 10 semanas. Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original. Características físicas e organolépticas: A latanoprosta apresenta-se na forma de solução límpida e incolor e isenta de partículas estranhas.
Como usar
Aplique 1 gota no(s) olho(s) afetado(s) uma vez ao dia, preferencialmente à noite.
Posologia
Sempre lave muito bem as mãos antes de aplicar o colírio. Retire o lacre externo do frasco de latanoprosta e desenrosque a sua tampa interna; Com o dedo indicador, puxe delicadamente a pálpebra inferior do olho para baixo, formando uma bolsa; Coloque a ponta do frasco conta-gotas perto do olho e aperte o frasco para que caia uma gota dentro do olho. Evite que a ponta do frasco toque a sua mão, a pálpebra ou os cílios; Feche os olhos cuidadosamente e, com a ponta do indicador, aperte levemente o canal lacrimal (região que fica no canto interno do olho, sobre o nariz); Recoloque a tampa no frasco. A dose recomendada é 1 gota de latanoprosta no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia. A dose da latanoprosta não deve exceder 1 dose diária, uma vez que uma administração mais frequente diminui o efeito redutor da pressão intraocular. Este produto deve ser utilizado somente uma vez ao dia, independente da idade do paciente. Cada mililitro de latanoprosta equivale a aproximadamente 34 gotas. Usando da forma correta e na dose recomendada, o conteúdo do frasco é suficiente para, pelo menos, 4 semanas. A latanoprosta deve ser administrada preferencialmente à noite. Se você usa mais de um colírio diariamente a aplicação de cada um desses colírios deve ser feita separadamente, com um intervalo de 5 minutos entre a aplicação de cada um deles.