Pacientes com arteriosclerose, insuficiência cardíaca, hiperfosfatemia e insuficiência renal devem procurar orientação médica. Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez, desde que sob prescrição médica. Não existem restrições ou cuidados especiais quanto ao uso por pacientes idosos. Informe ao seu médico caso você utilize antiácidos que contenham magnésio, pois o uso concomitante pode resultar em hipermagnesemia.
Armazenamento
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30°C). Proteger da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como usar
Uso oral conforme orientação médica, respeitando doses e horários.
Posologia
USO ORAL. Conforme mencionado anteriormente e de acordo com o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (2018), que atualizou os intervalos de referência da Vitamina D – 25-OHD, a avaliação dos níveis séricos de 25-OHD deve considerar a estratificação de acordo com a idade e as características clínicas individuais, da seguinte maneira: Acima de 20 ng/mL: desejável para a população saudável (até os 60 anos); Entre 30 - 60 ng/mL: recomendado para grupos de risco, como: idosos (acima de 60 anos), indivíduos com fraturas ou quedas recorrentes, gestantes e lactantes, osteoporose (primária e secundária), doença osteometabólicas, tais como raquitismo, osteomalácia, hiperparatiroidismo, doença renal crônica, síndromes de má-absorção, como cirurgia bariátrica e doença inflamatória intestinal, medicações que possam interferir com a formação e degradação da vitamina D, tais como: terapia antirretroviral, glicocorticoides e anticonvulsivantes, neoplasias malignas, sarcopenia e diabetes. As doses recomendadas, de acordo com a indicação são: Prevenção/tratamento da desmineralização óssea e osteoporose: 800 a 1.000 U.I./dia. Tratamento do raquitismo: Inicialmente 1.000 a 2.000 U.I./dia. Depois 400 U.I./dia. Osteomalácia: 10.000 a 50.000 U.I./dia. Prevenção de fraturas e quedas: 400 a 1.000 U.I./dia. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.