O ácido fólico não é uma terapia apropriada para anemia perniciosa. Deve ser administrado com cautela em pacientes que possam estar com tumores folato dependentes. Não há restrições específicas para o uso de Endofolin® em idosos e grupos especiais. O ácido fólico atravessa a barreira placentária e quantidades significativas de ácido fólico e de seus produtos de metabolismo passam para o leite materno.
Armazenamento
Armazenar em temperatura ambiente (de 15°C a 30 °C). Proteger da luz e umidade. Guarde-o em sua embalagem original. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Como usar
Ingerir 1 comprimido ao dia, conforme orientação médica, em via oral. Não mastigar.
Posologia
Uso oral. Os comprimidos revestidos devem ser ingeridos inteiros e sem mastigar com quantidade suficiente de água para que sejam deglutidos. De acordo com a indicação, a dose de ácido fólico pode variar conforme descrito: Ginecologia e Obstetrícia: Na prevenção de malformações do tubo neural o tratamento deve ser iniciado antes da concepção; deve-se administrar 1 comprimido de Endofolin® 5 mg diariamente em mulheres que planejam engravidar, prolongando o uso da medicação até o período de 12 semanas de gestação. Nefrologia: Em pacientes com doença renal crônica submetidos à diálise deve-se administrar 1 comprimido de Endofolin® 5 mg ao dia, por 8 a 12 semanas. Reumatologia: Na prevenção da toxicidade provocada pelo metotrexato deve-se administrar 1 comprimido de Endofolin® 5 mg uma vez por semana durante o tratamento com metotrexato. Clínica médica: Para o tratamento de hiperhomocisteinemia deve-se administrar 1 comprimido Endofolin® 5 mg ao dia, por 8 a 12 semanas.
Forma Farmaceutica
Comprimidos Revestidos
Fabricante
MARJAN INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA
Nome do produto
ENDOFOLIN
Apresentação
5 MG COM REV CT BL AL PLAS PVC/PE/PVDC TRANS X 90
Classe Terapêutica
OUTROS PRODUTOS ANTIANÊMICOS, INCLUINDO ÁCIDO FÓLICO, ÁCIDO FOLÍNICO