Ducodil® não deve ser utilizado diariamente por período prolongado sem investigação da causa da prisão de ventre. O uso por longo tempo pode provocar a perda de líquidos, sais minerais e a diminuição de potássio no sangue. A perda de líquidos pelo intestino pode levar à desidratação, tendo como sintomas sede e baixa produção de urina. Pacientes com mau funcionamento dos rins e idosos com perda de líquidos devem interromper o uso de Ducodil® e procurar orientação médica. Pode ocorrer surgimento de sangue nas fezes, que normalmente é leve e desaparece espontaneamente. Podem ocorrer tonturas ou desmaios que podem estar relacionados ao esforço para evacuar ou à dor por causa da dificuldade para evacuar, e não necessariamente ao medicamento. Crianças com 10 anos ou menos com constipação crônica persistente só devem ser tratadas sob supervisão médica. Se você tiver espasmo abdominal (cólicas abdominais), deve evitar atividades perigosas, como dirigir automóveis ou operar máquinas. Laxantes estimulantes do movimento intestinal, incluindo Ducodil®, não auxiliam na perda de peso.
Armazenamento
Ducodil® comprimidos revestidos de liberação retardada deve ser armazenado em temperatura ambiente (de 15 ºC a 30 ºC), protegido da luz e umidade. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Como usar
Ingerir inteiros por via oral com líquido, à noite, para evacuação na manhã seguinte.
Posologia
Recomenda-se a seguinte posologia, a menos que o médico prescreva outra dose: No tratamento da constipação Os comprimidos revestidos de liberação retardada devem ser ingeridos inteiros por via oral com quantidade suficiente de líquido; recomenda-se a ingestão à noite para que se obtenha evacuação na manhã seguinte. Os comprimidos revestidos de liberação retardada não devem ser ingeridos com produtos que reduzem a acidez no trato gastrointestinal superior, como leite, antiácidos (p. ex. hidróxido de alumínio e de magnésio) ou inibidores da bomba de prótons (p. ex. omeprazol) para que não perca o revestimento entérico prematuramente. Adultos 1 a 2 comprimidos revestidos de liberação retardada (5-10 mg) diários. Recomenda-se utilizar a menor dose como início de tratamento. Pode-se ajustar a dose de acordo com a máxima recomendada para regularizar a evacuação. A dose máxima diária não deverá ser excedida. Uso pediátrico - Crianças acima de 10 anos: 1 a 2 comprimidos revestidos de liberação retardada (5-10 mg) diários. - Crianças de 4 a 10 anos: 1 comprimido revestido de liberação retardada (5 mg) diário. Crianças nessa faixa etária que sofrem de constipação crônica ou persistente só devem ser tratados sob orientação médica.