Deve-se utilizar a menor dose possível de corticosteróides para controlar a afecção. Os corticosteróides podem exacerbar infecções fúngicas. Seu uso em pacientes com infecção fúngica deve ser cauteloso. Além disso, a administração das vacinas com vírus vivos é contraindicada durante tratamento com doses imunossupressoras de corticosteróides.
Armazenamento
A dexametasona deve ser armazenada em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), protegida da luz e umidade. Não usar medicamento com prazo de validade vencido e mantê-lo fora do alcance das crianças.
Como usar
Deve ser tomada por via oral, sob orientação médica, com doses variáveis dependendo da condição.
Posologia
A dexametasona deve ser tomada por via oral. A segurança e eficácia de dexametasona somente é garantida na administração por via oral. O tratamento é regido pelos seguintes princípios: as necessidades posológicas são variáveis e individualizadas. A dose inicial usual varia de 0,75 a 15mg por dia, dependendo da doença que está sendo tratada. Em afecções agudas, doses maiores podem ser necessárias por curto período. Deve-se reduzir a posologia ou cessar gradualmente o tratamento quando mantido por muitos dias.