Riscos da pressão alta aumentam durante o inverno

Quem sofre de pressão alta tem um motivo a mais para se preocupar durante o inverno. Com as quedas da temperatura, os índices da doença chegam a aumentar em até 30%, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia.

São vários motivos para que a doença fique mais grave no inverno, mas os principais são o menor consumo de líquidos, o que pode tornar o sangue mais viscoso, a contração dos vasos sanguíneos, o que força o coração a fazer mais esforço para bombear o sangue e o desprendimento das placas de gordura do interior das artérias, bloqueando a passagem do sangue.

Esses fenômenos acontecem principalmente quando a temperatura fica abaixo dos 15 graus. As estimativas indicam que a cada queda de dez graus na temperatura, haja um aumento de 7% nos índices de infarto. Por esse motivo, eles chegam a aumentar em até 30% no inverno, enquanto o AVC (Acidente Vascular Cerebral) cresce em torno de 20%.

Uma medida eficaz para prevenir a pressão alta no inverno é manter a rotina da prática de atividade física, os exercícios físicos são grandes aliados no controle da hipertensão, alguns cuidados precisam ser tomados para atenuar os efeitos do frio no organismo. Em casos de temperatura muito baixa, menores do que 14 graus por exemplo, é recomendável praticar exercícios em ambientes mais fechados.

Além dessas dicas, também é muito importante que o hipertenso faça visitas anuais ao cardiologista, esse acompanhamento é muito importante para o controle da pressão arterial e de outros fatores de risco cardíaco. Sempre lembrando que a hipertensão atinge nada menos do 30 milhões de brasileiros.

Mas com hábitos saudáveis, exercícios regulares e acompanhamento médico, o risco da hipertensão não só no inverno, mas em qualquer época do ano, pode ser controlado e reduzido. Por isso, seguindo essas dicas simples você vai poder curtir e vida com muito mais saúde e sem correr riscos desnecessários.

Para fazer o acompanhamento da sua pressão arterial, tenha em casa um aparelho de monitoramento de pressão, na Farma Conde você encontra com os melhores preços.

Deixe uma resposta