CARREGANDO CLOSE

Não leve gato por lebre: fique atento ao comprar medicamentos

A falsificação de medicamentos é um problema seríssimo que vem preocupando autoridades de saúde não só no Brasil, como no mundo todo. Segundo a OMS (Organização Social de Saúde) o combate a esse grave problema de saúde pública deve ser feito não só por governos, mas por toda a cadeia de produção e consumo de remédios, que vai da indústria ao consumidor final.

Para orientar melhor os leitores do Blog da Farma Conde listamos abaixo as principais medidas que devem ser observadas na hora de comprar um remédio. Lembre-se que um medicamento falsificado, ou fora das especificações legais, pode não só deixar de fazer efeito, como em uma situação limite, até mesmo provocar graves danos à saúde do paciente.

Desta forma, o primeiro cuidado a ser observado é comprar os medicamentos apenas em farmácias e drogarias, de preferência em estabelecimentos conhecidos e consolidados no mercado. Afinal, é sabido que muitos bares, mercadinhos, feiras livres e restaurantes de beira de estrada vendem remédios sem licença para esse fim. Além disso, também há muitos sites na internet que vendem medicamentos de forma irregular.

Outro problema que pode ocorrer é a compra de medicamento com lacres rompidos, prazos de validade vencidos, embalagens amassadas ou borradas, o que também podem indicar problemas. Por isso, sempre exija nota fiscal na hora da compra. Ela pode ser a comprovação da fraude. Em caso de desconfiança, a NF server para apoiar uma possível denúncia junto às autoridades.

Armazenamento

Mas além dos cuidados citados na hora da compra, também é necessária alguma atenção na hora de guardar os medicamentos em casa, a fim de que eles não tenham alteradas as suas propriedades físico-químicas. Nesse caso, o primeiro cuidado é guardar os remédios sempre em local fresco, seco e protegido da luz. O calor, a umidade e a exposição excessiva à luz podem prejudicar a estrutura química do produto.

Outra cautela que deve ser observada é guardar os remédios sempre fora do alcance de crianças e animais. A ingestão de produtos químicos indiscriminadamente pode causar sérios problemas de saúde.

E como já falamos, o prazo de validade é outro ponto a ser observado. Muitas vezes compramos remédios e só usamos uma parcela, guardando o restante. Lembre-se de sempre verificar o prazo de validade quando for usar o medicamento novamente. Um produto vencido, além de não fazer o efeito esperado, também pode causar problemas de saúde.

Com todos esses cuidados em mente, é possível sim buscar por preços e promoções, sem riscos de colocar você e sua família em perigo. Redes como a Farma Conde trabalham com os melhores laboratórios do país, comprando em grandes quantidades, e por isso têm condições de manter um estoque sempre renovado e ao mesmo oferecendo preços melhores. Dessa maneira, você cuida do seu bolso, sem descuidar da saúde.

Deixe uma resposta