Xilitol: um aliado da saúde

Impossível seguir a dieta e viver sem comer aquele doce depois das refeições? Com a crescente busca por alternativas cada vez mais saudáveis para cuidar da saúde por meio da alimentação, as opções de açúcar e adoçantes estão cada vez mais variadas.

Uma alternativa que está conquistando a cozinha de muitas pessoas é o xilitol, adoçante natural encontrado nas fibras de muitos vegetais. Aproximadamente 40% menos calórico, o xilitol não aumenta os níveis de açúcar no sangue e, o melhor, seu sabor e aparência são semelhantes ao açúcar convencional.

Encontrado também nas fibras das frutas e cogumelos, o produto é indicado como substituto do açúcar e de outros adoçantes por ser uma fonte natural. Tem um índice glicêmico baixo, ao contrário do açúcar tradicional e do xarope de milho, que contêm grande quantidade de frutose, e é uma alternativa para adoçar comidas e bebidas, pois não contém calorias.

Para muitas pessoas a retirada do açúcar é mais que uma opção para redução do peso, é uma necessidade para regularizar a função intestinal, controlar o diabetes, conter o aumento de fungos do organismo que se alimentam de açúcar, ou auxiliar nos casos de intolerância à frutose.

 

Entre as vantagens do uso do xilitol, destacam-se:

  • Baixo índice glicêmico
  • Mesmo sabor que o açúcar convencional
  • Combate ao envelhecimento precoce
  • Melhora a saúde bucal
  • Aumenta a massa magra muscular
  • Ajuda na perda de peso
  • Colabora para o controle do diabetes

Uma dica importante é que ao começar a utilizar o xilitol como adoçante, inicie com concentrações menores e vá aumentando aos poucos.

O Xilitol possui mais aspectos positivos que negativos, sendo uma fonte saudável para a ingestão de açúcar do que as disponíveis hoje no mercado. É possível encontrar o xilitol nas mais de 180 unidades da Farma Conde no Estado de São Paulo, com um preço bastante competitivo.

 

Deixe uma resposta