SOS cabelo: você conhece o cronograma capilar?

Reconstrução, nutrição e hidratação são os pilares da agenda que ajuda a cuidar dos fios

Espécie de agenda que auxilia nos cuidados com os cabelos, o cronograma capilar tem ganhado, cada vez mais, espaço no dia a dia das mulheres antenadas ao universo da saúde e da beleza.

Quando hidratar, reconstruir e nutrir os fios? O cronograma capilar é a solução para que os exageros, seja pela falta ou pelo excesso de manutenção, sejam controlados. A necessidade de criar este cronograma também pode surgir, muitas vezes, dos fios que estão necessitando de alguns cuidados extras.

Não sabe como identificar se este é o seu caso? Uma dica simples é fazer o teste da água ou teste da porosidade capilar, que define o quanto o fio consegue absorver a água e as substâncias dos produtos que usamos no cabelo.

 

O teste é simples. Basta colocar o fio dentro de um copo cheio de água filtrada e esperar por 10 minutos. Feito isso, observe se:

  • Afundou no copo: alta porosidade (necessidade de reconstrução)
  • Não afundou e ficou no meio no copo: média porosidade (necessidade de nutrição)
  • Boiou e ficou na parte de cima do copo: baixa porosidade (necessidade de hidratação)

 

Após esse teste, crie o seu cronograma capilar. Ele é constituído por três etapas:

  1. Hidratação: etapa que repõe a água dos fios. Pode ser feita quantas vezes for necessário na semana.
  2. Nutrição: etapa que repõe os óleos. Pode ser feita a vontade por pessoas com cabelos cacheados e crespos e em menor frequência para pessoas com cabelos oleosos ou lisos.
  3. Reconstrução: etapa que repõe a queratina. Deve ser feita poucas vezes no mês, para evitar a quebra dos fios.

 

As três etapas do cronograma capilar devem ser feitas separadamente, ou seja, em dias diferentes, e com um espaço mínimo de 48 horas para cada. Outra dica essencial é prestar atenção nas máscaras capilares que serão utilizadas – se elas são para hidratação, reconstrução ou nutrição dos fios. Produtos para hidratação dos fios, geralmente, possuem vitaminas, aloe vera, panthenol, entre outras substâncias. Os que nutrem, contêm manteigas como de karité e cacau, e os utilizados com a finalidade de reconstrução possuem proteínas, queratina e colágeno.

A indicação do passo a passo do cronograma capilar é para três vezes por semana e garante que os fios fiquem mais fortes, saudáveis e recuperados. É possível encontrar produtos para os cabelos nas mais de 180 unidades da Farma Conde no Estado de São Paulo, com preços bastante competitivos.

 

Deixe uma resposta