CARREGANDO CLOSE

Depilação caseira: cuidados e produtos que garantem bons resultados para sua pele

Conhecendo tipos e técnicas práticas é possível fazer a depilação sem riscos

Seja pela falta de tempo, por economia ou, até mesmo, por timidez, muitas mulheres deixam de ir aos centros de estética e optam em realizar as depilações em casa.

A depilação caseira pode trazer bons resultados, mas é necessário estarmos atentos para evitar riscos e diminuirmos ao máximo a chance do aparecimento das indesejáveis bolinhas vermelhas, de reações alérgicas ou de infecções cutâneas.

A falta de técnica, de equipamentos apropriados e de alguns cuidados específicos podem resultar em leves escoriações, coceiras, ressecamento da derme e até alergias mais graves, já que não podemos esquecer que na depilação uma camada de pele é eliminada junto com os fios.

Basicamente, os três métodos utilizados por quem opta em realizar a depilação caseira são os que envolvem lâminas de aço inoxidável, ceras e cremes depilatórios. Conheça as características de cada uma destas opções:

Lâmina

Remover os pelos com lâmina de barbear é prático, mas exige cuidados especiais. Tome um banho antes de se depilar para remover o suor e o excesso de óleos naturais do corpo e invista em uma boa loção para que a lâmina deslize sem atrito com a pele. Cuide também da higienização do material. Prefira sempre as lâminas novas, que não tenham sido utilizadas anteriormente.

Cera

A cada dia surgem novos tipos e marcas de ceras de depilação. Hoje é muito comum ficarmos em dúvida, por exemplo, entre as ceras antialérgicas, de jojoba, de mel, as com antioxidantes e as que já têm hidratantes em sua composição. Independentemente do tipo escolhido, prefira sempre as ceras industrializadas, pois esses produtos passam, obrigatoriamente, por testes e são aprovados por órgãos oficiais antes de serem colocadas à venda. Quente ou fria, não oferecem perigo se aplicadas corretamente – na direção do crescimento dos pelos para as pontas, respeitando o sentido em que nascem. Já a retirada deve ser feita de maneira rápida e na direção oposta ao crescimento do pelo.

Creme depilatório

O produto contém substâncias que agem sobre o pelo bem próximo à raiz. São mais indicados para quem não suporta a dor causada pela cera, já que os fios costumam cair depois de alguns minutos após a aplicação. O resultado dura, aproximadamente, entre três e cinco dias. Para evitar danos, faça o teste de sensibilidade no braço antes de utilizar o creme na depilação.

Outras dicas práticas

  • Esfolie antes da depilação para garantir uma pele lisinha e sem pelos encravados;
  • Se optar pela cera, teste a temperatura antes da aplicação para evitar queimaduras e lesões;
  • Compressa ou jato de água contrai os poros, paralisando o incômodo pós-depilação;
  • Utilizar um óleo ou creme para manter a pele hidratada é essencial;
  • Depois da depilação, utilize um gel à base de substancias calmantes, como a camomila, a sálvia e a calêndula;
  • Se houver cortes, pressione o local com um algodão limpo e, após, passe uma pomada antibiótica ou anti-inflamatória;
  • Opte por peças leves, já que o atrito da pele com a roupa pode causar traumas na área sensível;
  • Uso de protetor solar na face após a depilação para diminuir a chance de manchar a pele.

 

A Farma Conde oferece uma linha completa de produtos para depilação, com as principais marcas do mercado, que podem ser encontradas em todas as 180 unidades da Farma Conde no Estado de São Paulo.

Encontre aqui a loja mais perto de você

 

Deixe uma resposta