Óleo de coco: vilão ou mocinho?

Amigo da beleza e da imunidade, produto é uma opção saborosa para quem deseja ter mais saúde

 

Um alimento funcional, que oferece benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas, e ainda age contra infecções, inflamações que ocorrem na pele (dermatites) e combate fungos, o óleo de coco proporciona inúmeros benefícios à saúde quando consumido com moderação.

Extraído da polpa do coco fresco maduro, o óleo de coco vem conquistando cada vez mais pessoas que buscam mais qualidade de vida. Para quem deseja emagrecer, por exemplo, o óleo é uma ótima opção, pois aumenta o metabolismo, gerando calor e queimando calorias.

Além disso, ele é benéfico em tratamentos de:

  • Doenças cardiovasculares
  • Perda súbita de cabelo (alopecia idiopática)
  • Obesidade
  • Alzheimer
  • Câncer
  • Infecções virais

O óleo de coco também ajuda na absorção de vitaminas que conseguem se dissolver em gorduras, chamadas de lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K); controla os níveis de glicose e de insulina no sangue, melhora a circulação sanguínea, úlceras no estômago e no tubo digestivo.

Quando o assunto são os cuidados com a estética, o óleo de coco desempenha uma ação importante: atua no rejuvenescimento e como protetor solar natural. “Importante fonte de vitamina E, o óleo de coco possui forte ação antioxidante, combatendo o envelhecimento precoce e garantindo boa aparência dos cabelos, da pele e das unhas, podendo ser aplicado diretamente na pele e nos cabelos”, afirma a médica dermatologista Dra. Monique de Souza Costa Mattos, da clínica Pela Pele.

Por proporcionar nutrição e hidratação, seus compostos ativos revertem os danos causados pelo ambiente e regulam a produção de óleos para tratar o ressecamento.

Na alimentação, estudos comprovam que o óleo de coco é uma opção saudável para frituras, por suportar altas temperaturas sem perder as suas propriedades. De acordo com Dra. Monique, outra forma de consumi-lo é no cozimento de alimentos ou na ingestão de uma colher de sopa de duas a três vezes ao dia. Por ter um sabor agradável, o óleo de coco pode ser usado, por exemplo, para temperar saladas, batido com sopas, sucos, shakes emagrecedores ou misturado ao café.

Você pode encontrar o óleo de coco em cápsulas ou extra virgem nas mais de 180 unidades da Farma Conde no Estado de São Paulo, com um preço bastante competitivo.

Deixe uma resposta