CARREGANDO CLOSE

Banco de Sangue pede ajuda em período de vacinação

Campanhas de vacinação reduzem estoque de bancos de sangue; vacinados precisam aguardar 28 dias para doar

Além da doença em si, a febre amarela tem causado um efeito colateral que está afetando uma importante parcela da população: as pessoas que precisam de doação de sangue.
Desde o início das campanhas de vacinação, nas áreas consideradas de risco, os bancos de sangue têm sofrido uma considerável redução em seus estoques. Isso ocorre pelo fato de os vacinados ficarem impedidos de doar sangue por um período de quatro semanas, ou 28 dias.
A necessidade de espera foi determinada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pois há necessidade de se considerar o risco de transmissão da doença por meio da transfusão de sangue, ou transplante, após a vacinação de doadores.
Desta forma, os serviços de hematologia, das regiões onde está sendo realizada a vacinação em massa da população, têm orientado os doadores a fazer a doação antes de se submeter à imunização pela vacina.
Em São José dos Campos, o responsável pelo setor de Captação do Serviço de Hemoterapia, Paulo Pontes, faz o alerta para a população: “Temos recomendado que as pessoas doem sangue antes de tomar a vacina contra a febre amarela. Quem já tomou, deve aguardar pelo menos quatro semanas para doar novamente”, enfatiza.
O Banco de Sangue do Serviço de Hematologia e Hemoterapia de São José dos Campos é responsável pelo atendimento de mais de 30 hospitais e clínicas do Vale do Paraíba e Litoral Norte. O centro ainda tem feito o atendimento, por meio de suas redes sociais, a fim de esclarecer as dúvidas da população em relação ao período de doação por parte dos vacinados.

Condições
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, homens mais de 50 quilos e mulheres mais de 55 quilos pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar documento oficial de identidade. Adolescentes com idades entre 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais. Para fazer a doação não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação e bebidas alcoólicas pelo menos 12 horas antes.

Para doar, basta procurar os serviços de hematologia (bancos de sangue) da sua cidade. Em São José dos Campos, as doações podem ser feitas na Rua Antonio Saes, 425 (ao lado da Santa Casa), de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Deixe uma resposta