CARREGANDO CLOSE

Depois de tanto sol, como cuidar de sua pele?

Seja na estação mais quente do ano ou durante o outono-inverno cuidar da pele é essencial para a saúde

O fim do verão se aproxima, mas isso não significa que os cuidados com a pele podem ser deixados de lado. Pelo contrário, a transição do verão para o outono-inverno requer ainda mais atenção já que na estação mais quente do ano aproveitamos cada minuto de exposição ao sol para adquirir ou renovar o bronzeado.

Esta exposição em excesso, em curto prazo, pode provocar sintomas como aquela vermelhidão indesejada, formação de bolhas, escamação e descamação. Outras consequências são a desidratação da pele, perda da luminosidade e diminuição da elasticidade natural do rosto. Em casos mais graves, a queimadura solar pode causar insolação e, em longo prazo, até câncer de pele.

Para recuperar a pele maltratada pelo excesso de sol no verão e para continuar cuidando dela durante o outono-inverno, a Farma Conde selecionou algumas dicas importantes:

  • Não arranque a pele descamada: isso pode aumentar as chances de infecção e ocasionar manchas e cicatrizes;
  • Aplique compressas de água fria: elas ajudam a aliviar a dor e evitar que a pele resseque ainda mais;
  • Use cremes e sabonetes hidratantes: para aliviar os sintomas de queimaduras e para a manutenção da saúde da pele, apostar em bons cremes e sabonetes é fundamental;
  • Beba água: além dos cremes, a água é essencial para a manutenção da pele e diminuição dos inchaços;
  • Mantenha uma boa alimentação: assim como a água, a alimentação saudável é um dos principais fatores dos cuidados básicos com a pele e isso vale para todas as estações;
  • Use protetor solar: é importante contar com esse aliado diariamente, principalmente nos períodos de maior exposição ao sol (a cada 3 horas);
  • Cuide dos lábios: quando a temperatura diminui eles ressecam, por isso, também precisam de constante atenção e hidratação;
  • Consulte um dermatologista: se queimou muito, não deixe de verificar o estágio da queimadura e se há necessidade de usar medicamentos.

De acordo com a médica dermatologista Dra. Monique de Souza Costa Mattos, algumas manchas provocadas pelo sol são possíveis de serem revertidas, assim como o ressecamento da pele. “Geralmente, utilizamos emolientes, que são loções hidratantes fotoprotetoras, e alguns ácidos que podem ajudar a controlar as lesões causadas pelo sol. Em contrapartida, algumas lesões em pessoas que se expõe com frequência ao sol não são reversíveis e podem desencadear predisposição ao câncer de pele”, afirma.

Mas a médica ressalta que é possível cuidar da pele sem dispor de custos exorbitantes. “É possível fazer uma boa hidratação com água, com óleos e emolientes, por exemplo, o óleo de coco; além de utilizar cremes que podem ser manipulados a custos menores, assim como fotoprotetores orais, que também podem ser feitos em farmácias de manipulação”, destaca.

Deixe uma resposta