Barba está na moda, mas requer cuidados

Eles estão por toda parte. De repente invadiram as ruas, as praças, os shopping centers e até os locais de trabalho. Eles estão cada mais presentes em nossas vidas. E, agora mesmo, se você olhar para o lado, é bem provável que dê cara com um exemplar.

Calma. Nós estamos falando apenas dos “barbudos”.

Antes adotada apenas por pessoas de mais idade, que queriam aparentar formalidade e até uma certa dose de sisudez, a barba caiu definitivamente no gosto dos mais jovens. Afinal, é inegável que ela empreste personalidade, charme e até elegância aos seus portadores. E por que não, até uma certa dose de masculinidade.

Mas para manter uma bela barba é preciso de um pouco mais do que vontade. Independente de seu volume, tonalidade e cumprimento, a barba precisa sim de vários cuidados para realmente contribuir para um visual moderno e despojado. Isso sem falar dos aspectos higiênicos que estão ligados à manutenção dos pelos no rosto.

A boa notícia, é que com a moda da barba, excelentes produtos foram lançados no mercado nos últimos anos para contribuir com a saúde facial dos barbudos. Nesse artigo mostraremos algumas dicas importantes para quem já tem ou pensa em ter uma barba bonita e muito saudável.

  1. Lavagem: Esse quesito é inegociável. Esteja calor ou frio, a barba deve ser lavada diariamente. De preferência mais de uma vez. Afinal, é preciso levar em consideração que os pelos da barba estão mais sujeitos a acumular sujeira do que o cabelo, principalmente durante as refeições. A frequência pode variar de acordo com o tipo de pele. Quem tem a pele mais oleosa deve lavar mais de uma vez por dia para evitar o aumento da oleosidade.
  2. Shampoo ou sabonete: A pele, o cabelo e a barba têm texturas e características diferentes. Por isso, é recomendável que se use um produto específico para cada um deles. Por isso, nada de usar sabonete para a barba. Mesmo em relação aos shampoos, existem produtos específicos para a barba, com PH adequado para não ressecar a pele, nem deixá-la muito oleosa. São produtos que limpam sem agredir a pele.
  3. Hidratação: Assim como os cabelos, os pelos da barba também precisam ser hidratados para não ficarem ressecados. O objetivo é selar os pelos a fim de protegê-los de agressões externas. Atualmente, existem vários produtos específicos para a barba com esse fim, como os condicionadores, os óleos e os balms. Com tais produtos, sua barba vai ficar mais sedosa, brilhante e cheirosa.

 

  1. Aparar e pentear: a barba deve ser aparada com frequência para manter uma aparência disciplinada, principalmente para quem trabalha em locais mais formais. Pentear frequentemente também é muito importante, não só pelos aspectos visuais. Ao pentear regularmente você contribui para o crescimento dos pelos na direção correta, além ajudar na remoção de resíduos de sujeira. Os pentes de madeira e de dentes largos geralmente são os mais indicados.

 

  1. Problemas: Todo mundo sabe que a pele do rosto é bastante sensível. Por isso, não são poucos os problemas que podem acompanhar a barba, como pelo encravado, caspa, inflamações, entre outras. Usar produtos esfoliantes e shampoos anticaspa podem auxiliar para atenuar os problemas. No entanto, quando algo de anormal acometer sua pele e sua barba, é recomendável procurar um dermatologista. Esperar para ver se o problema some sozinho pode só agravar o problema.

 

Deixe uma resposta